Powered By Blogger

Presépio no SESI Sorocaba


Quem visitar o Centro de Lazer e Esporte do Sesi Sorocaba, no Mangal, até o dia 10 de janeiro poderá apreciar um presépio totalmente feito de materiais recicláveis. A peça foi confeccionada voluntariamente por alunos e funcionários do Sesi, sob supervisão do artista plástico Adriano Gianolla, que também é professor de artes e artesanato da unidade.

Com 2,20cm x 1,60cm, o presépio recria a manjedoura, local de nascimento do Menino Jesus, com um total de 25 personagens e detalhes minusciosos como como vila de casas, poço, cachoeira e jardins. De acordo com Gianolla, a representação tem estética no estilo naif, sem preocupação de ser fiel às proporções e escalas de tamanho. "Não é nada realista, mas tudo é muito lúdico. A ideia foi brincar com vários elementos da cultura popular", comenta o professor.

Gianolla destaca que a montagem começou a ser feita em outubro, com a colaboração de cerca de 80 pessoas, entre alunos e funcionários do Sesi, das áreas de manutenção, limpeza e segurança. Dentre os materiais usados no presépio estão garrafas pet, lonas de pôsteres de divulgação de espetáculos, cabos de vassouras, espaguetes de piscina, papelão, metal e até vegetação. Segundo o artista plástico, a finalização das peças também contou com tintas feitas com terra e de sobras de materiais escolares.

Além do presépio, foi montado no local uma árvore de Natal feita com mais de 400 garrafas pet, com participação de alunos da escola e de integrantes do projeto Meu Novo Mundo, voltado a inclusão de pessoas com deficiência. O Sesi fica na rua Duque de Caxias, 494, Mangal. Os trabalhos podem ser visitados de terça a sexta, das 9h às 21h e sábado e domingo, das 19h às 18h. A entrada é gratuita. (Felipe Shikama)